O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Sugestão de Leitura: Estudos de Comunicação Política

O livro Estudos de Comunicação Política, tem como cenário político o espaço de campanha e pós -campanha eleitoral, onde se destaca a análise de conteúdo de perto de 180 cartazes de eleições presidenciais em Portugal e na França.


Esta linha-chave da investigação centra-se na análise de conteúdo do cartaz e do slogan enquanto veículos relevantes de comunicação política. Os debates televisivos dos candidatos a Presidente da República constituem outro dos enfoques de análise deste contributo.

Analisam-se os alinhamentos dos conteúdos assim como as diferenças de comunicação entre canais televisivos.

Em outra linha de estudo abre-se ainda espaço à análise de conteúdos dos discursos de tomada de posse dos diversos Presidente da República portugueses, entre 1976 e 2006, procurando encontrar similitudes e diferenças, em termos de estratégia de construção desta relevante mensagem política para o país.


Esta obra assenta na convergência das áreas da comunicação política com a opinião pública, a cultura e o comportamento eleitoral.

Título: Estudos de Comunicação Política
Autor: Paula Espírito Santo
Edição: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
Ano: 2008 (Maio)

Sem comentários: