O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mónica Cunha: Prioridade à Criatividade e Inovação

Como resposta aos desafios sociais e económicos que a Europa enfrenta num contexto mundial globalizado e competitivo, a União Europeia destaca a Criatividade e a Inovação, ao eleger o ano de 2009 como o Ano Europeu da Criatividade e da Inovação (AECI).

A abertura do AECI, sob a Presidência checa do Conselho da União Europeia, em Praga, a 7 de Janeiro, com o lema “Imaginar – Criar – Inovar”, tem como objectivo contribuir para o reforço da capacidade de criação e inovação na Europa em geral e “apoiar os esforços dos Estados Membros na promoção da criatividade, através da aprendizagem ao longo da vida, enquanto motor de inovação e factor essencial do desenvolvimento das competências pessoais, profissionais, empresariais e sociais e do bem-estar de todos os indivíduos da sociedade”, conforme explicitado na Resolução do Conselho de Ministros nº. 4/2009.

Para a concretização do AECI, cada Estado Membro nomeou um coordenador nacional, tendo Portugal designado Carlos Zorrinho, coordenador nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.

Para assegurar a participação e a coordenação a nível nacional das acções relacionadas com o AECI, nomeadamente a elaboração e execução do Programa de actividades, Carlos Zorrinho conta com o apoio da Rede de Coordenação da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico e de uma equipa operacional, que inclui várias entidades, a saber: o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI); a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC); a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ); a Direcção-Geral das Artes (DGA); o Instituto Português da Juventude (IPJ); e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A implementação do Programa depende certamente da dinamização destas entidades mas sobretudo de todos nós, conforme salientou Carlos Zorrinho na sua intervenção, durante o lançamento oficial do AECI em Portugal, que decorreu no CCB, no passado dia 3 de Fevereiro.

Incitando à participação de todos - Faça-o você mesmo! - Carlos Zorrinho deu a conhecer o Espaço Público do sítio oficial português do AECI, onde cada um pode dar o seu contributo, por exemplo, registando um evento, um blog, partilhando uma fotografia, um vídeo, ou simplesmente deixando uma opinião ou sugestão.

O Ano Europeu da Criatividade e da Inovação representa assim para Portugal, uma grande oportunidade para atribuir prioridade máxima ao investimento nas pessoas, na educação, na qualificação, na capacidade de criar e inovar.

O êxito do AECI vai, sem dúvida, depender da nossa atitude, da nossa capacidade de mobilização e de acção, da nossa vontade de colaborar e da nossa participação efectiva, contribuindo para sedimentar uma verdadeira cultura empreendedora.

Envolva-se de forma criativa e inovadora:
Programa na União Europeia: http://www.create2009.europa.eu/
Programa em Portugal: http://www.criar2009.gov.pt/
Espaço Público: www.criar2009.gov.pt/como-participar

Mónica Cunha
Secção de Oeira do PS

Sem comentários: