O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

sábado, 11 de abril de 2009

Rui Alexandre: Cascais e a Estratégia Nacional para a Integração deas Pessoas Sem-Abrigo

O fenómeno dos sem-abrigo não é novo e, em Cascais, "no tal Concelho de eleição" que o actual presidente da Câmara se esforça em propagandear, não fugimo à regra.

É verdade que não poderemos assacar mais esta responsabilidade à actual crise. Contudo, a extensão e a profundidade da crise financeira mundial tem implicações directas no crescimento dos fenómenos de exclusão social.

Em Carcavelos, as autoridades convivem com esta realidade há alguns anos. A Junta de Freguesia de Carcavelos e a Câmara Municipal de Cascais pouco parecem querer fazer neste domínio. Evoco apenas duas situações que são do conhecimento público. Uma perto do Café S. Jorge e a outra mesmo perto às instalações da própria Junta de Freguesia, que devido a alguns desacatos a polícia de Segurança Pública tem sido recorrentemente chamada a intervevir.

No entanto, nem tudo é assim tão árido como a ausência de intrevenção da Junta e da Câmara Municipal. Com efeito, no dia 14 de Abril foi apresentada pelo actual Governo a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas Sem-Abrigo, que tem como um dos seus principais objectivos assegurar que ninguém tenha de permanecer na rua por falta de alternativas.

Com um orçamento de 75 milhões de euros, esta iniciativa que conta com a participação de inúmeras organizações públicas e privadas, aposta na prevenção, intervenção e acompanhamento, permitindo ainda a coordenação de todos os recursos disponíveis.

A intervenção netse domínio não se esgota nas respostas tradicionais de emergência, sejam estas de fornecer refeições ou alojamentos temporários. É necessário construir um projecto de vida que se inicia na capacidade de fazer renascer a confiança e a esperança de um futuro melhor.

Esperamos que esta estratégia tenha também aplicação prática em Cascais, tornando melhor a vida daqueles que na maior parte dos casos tudo perderam e que convivem com os olhares indiferentes dos que por eles passam.

Rui Estevâo Alexandre
Membro-Fundador do Clube de Reflexão Política A Linha

Este artigo foi publicado no Jornal de Cascais de 7 de Abril, na secção "Correio do Leitor"

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro Rui.
O seu artigo mete o dedo na ferida.
Parabéns, Cascais não é apenas golf ou vela...
Todas as pessoas dever ter uma vida digna.
Parabéns...
Pedro Santos
Cascais
Reformado

Fernando Montenegro disse...

Caro Rui,
Apesar de já termos falado sobre este teu artigo, não posso deixar de te dar os parabéns pela forma como estás na política.
É essa a forma que traduz a marca distintiva da Linha.
Abraço amigo,
Fernando Montenegro

Paulo da Costa Ferreira disse...

Caro Rui,
Há ainda um terceiro caso que conheço em Carcavelos, mesmo em frente à entrada da Caixa Geral de Depósitos, onde alguém tem a sua "cama" ao ar livre, feita de cobertores e cartões. Que o novo programa governamental, que é de saudar, permita enfim, a este nosso concidadão, bem como aos demais em idênticas circunstâncias, lhe sejam abertas novas vias de esperança que, na sua essência, se distingam da nossa, tão tradicional e efémera, "caridadezinha" e que por outras medidas igualmente eficazes, locais, nacionais e/ou globais, se impeça que, por dificuldades económicas, mais pessoas caiam na mesma situação, são os meus melhores votos, porque a Boa Páscoa é para todos!
Um abraço