O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Palavras Criativas entrevista...Fernando Montenegro (membro fundador do Clube de Reflexão Política - A Linha)

"Palavras Criativas – Como e quando é que surgiu a ideia de criar um Clube de Reflexão Política?
Fernando Montenegro – A ideia de criar o Clube de Reflexão Política não é recente. No entanto, o seu arranque foi sendo adiado por inúmeras razões… nunca era o momento oportuno. Hoje, quando olhamos para trás vemos que esse momento ideal não existe, tal como em muitos outros momentos das nossas vidas. Decidimos pois que era chegado o tempo de dar um passo em frente. Foi o que fizemos no dia 20 de Junho de 2008. Desta forma nasceu o Clube A Linha que traduz o desejo de muitos militantes e simpatizantes do Partido Socialista em criar um fórum de debate político aberto à participação de todos, não se restringindo apenas aos militantes.

Palavras Criativas – Porquê a designação “A Linha” (por ser um Clube mais dirigido à Linha de Cascais)?
Fernando Montenegro – Sempre aprendi que a Linha (recta) é a distância mais curta entre dois pontos. Sem prejuízo de poder designar a proveniência de muitos dos seus membros (da Linha de Cascais), a designação traduz ainda o nosso compromisso de estar na Linha da Frente na construção de uma sociedade mais solidária, mais justa e coesa. Será essa a Linha justa a que nos manteremos fiéis, aprofundado a discussão e o debate político fazendo sempre o apelo à participação de todos.

Palavras Criativas – Que balanço fazes da actividade do Clube?
Fernando Montenegro – Fazer um balanço das actividades do Clube com apenas um ano de existência parece-me um pouco prematuro. No entanto, podemos afirmar, desde já, que esta experiência tem sido muito positiva para todos nós.

Palavras Criativas – No âmbito das várias iniciativas promovidas pelo Clube, partilha uma história curiosa
Fernando Montenegro – Não sei se curiosa, mas destaco uma que tanta tinta fez passar nos órgãos de comunicação social, lamentavelmente fora de contexto. Refiro-me à afirmação do subscritor da moção do Secretário-Geral, o camarada Augusto Santos Silva a propósito da expressão “malhar na direita”. A mesma ocorreu no debate organizado por nós com as três moções globais ao Congresso Nacional do PS.

Palavras Criativas – Obrigada por teres aceite este desafio e deixa-nos uma “mensagem política”
Fernando Montenegro – Arquimedes que dizia, “dai-me uma alavanca e um ponto de apoio e levantarei o mundo”. O Ponto de apoio é sem dúvida o regime democrático em que vivemos, cabendo a cada um de nós ser a alavanca que ergue o mundo, tornando-o um lugar melhor."

Esta entrevista foi publicada no blog palavras criativas

3 comentários:

Rui Estêvão Alexandre disse...

Esta entrevista do Fernando, mais do que tudo o que possa representar, é um sinal da responsabilidade que este nosso grupo já enverga. Muito Bem Fernando

Anónimo disse...

Gostei do estilo, da modéstia e da tua forma de escrever.
Acho que vocês só têm de se orgulhar do que já fizeram.
É um exemplo para todos nós.
Parabéns.
Cátia Rodrigues

Paula Matos disse...

Parabéns,
Adorei as respostas.
É isto que procuro na política.
Espero que continuem assim.
Paula Matos