O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O gesto em política!

Para (quase?) todos nós, o gesto do ex-ministro da Economia foi incompreensível. Quer pela rispidez revelada na reacção a um comentário demagógico da bancada do PCP, quer pelo seu sentido metafórico.

Estaria Pinho a acusar o PCP de o demonizar? Na verdade isso pouco ou nada importa …

O caso vale por algo mais do que o mero gesto infeliz (de que compreensivelmente Manuel Pinho se arrependeu) e que nos sublinha a importância da preparação para debate ideológico.

Pena é que um Governo que imediatamente soube assumir as consequências do gesto de um dos seus membros veja o seu último debate na Assembleia reduzido a isto, enquanto outros nada fizeram... http://corporacoes.blogspot.com/2009/07/diferenca.html

Logo este Governo, que não manietou a sua maioria parlamentar, que apoiou reformas parlamentares que deram mais poderes à oposição, que, apesar de tudo isso, sistematicamente foi capaz de enfrentar na Assembleia as oposições.

E que nunca defendeu «a rua» contra a «casa da democracia» (Fazenda), como o BE, nem cercou a Assembleia, como o PCP, nem teve uma ministra de Estado a chamar, em pleno debate, de ignorante o Deputado Eduardo Cabrita do PS que a tinha questionado, afirmando ainda que este não merecia o dinheiro que recebe (como fez Manuela Ferreira Leite no tempo de Barroso - 26 de Maio de 2004).
http://diario.iol.pt/noticia.html?id=341465&div_id=4071

Fica a frase para recordar com que a então Ministra Manuel Ferreira Leite mimoseou o deputado Eduardo Cabrita:
"O senhor não merece o ordenado que recebe", "O senhor não sabe do que está a falar", "a pergunta é de um ignorante" e "não percebe o que se lhe explica".

À mulher de César não basta ser… e em Política a memória também conta… Pena é que o então Presidente da Assembleia, Mota Amaral, nada tenha dito, ao contrário do que ontem fez Jaime Gama. Ética republicana!

Esperamos que as questões fundamentais abordadas no debate do Estado da Nação não sejam silenciadas por um incidente pontual...

Carlos Leone
Fernando Montenegro

3 comentários:

Rui Estêvão Alexandre disse...

De facto, o mais relevante do que ontem se passou na casa da Democracia passou completamente ao largo de toda a imprensa. E isto revela muito do que são as preocupações quer dos nossos jornalistas, quer do seu target. Infelizmente, estamos demasiado próximo das eleições para que estes trunfos possam ser dados quer à imprensa quer, acima de tudo, à oposição.
Todavia, não considero de todo admissível que as palavras do deputado Bernardino Soares -PCP-, ou mesmo as do deputado José Eduardo Martins -PSD-(que pediu a Afonso Candal que fosse não sei bem para onde) passem de todo incólumes. Mas como um gesto vale mais do que mil palavras...

CLeone disse...

e o deputado twitter do PCP sobre os parasitas que nos governam? E muito mais haveria a recordar, se não fosse o futuro o que mais importa...

Rita Pamplona disse...

Eu ainda não percebi porque é que o Manuel Pinho se foi embora. E ainda há quem acredite que se vai falar de política nas próximas eleições...