O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

sábado, 4 de setembro de 2010

Um jantar de reflexão sobre a experiência autárquica 1993-2001

O jantar que o Clube de Política a Linha realizou, com a participação de José Luis Judas, no passado dia 1 de Setembro decorreu num ambiente de viva fraternidade e de interessada reflexão.

No âmbito dos jantares que regularmente promove na primeira Quarta-feira de cada mês o Clube convidou o socialista que durante oito anos presidiu à Câmara Municipal de Cascais para uma reflexão complementar de um Colóquio anteriormente realizado. Tratou-se especificamente de expor, para debate comum, uma síntese do processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que viabilizaram uma 'mudança tranquila' no concelho.

Tal permitiu salientar a importância de um conhecimento aprofundado de todas as problemáticas que interessam aos munícipes assim como evidenciar a amplitude do trabalho realizado pelo Partido Socialista durante os dois mandatos em que foi responsável pela condução da Câmara.

Muitos dos presentes destacaram, com exemplos concretos, como o essencial daquilo que ainda hoje é utilizado pelo Dr. António Capucho na sua campanha auto-promocional é efectivamente obra concebida, projectada e executada no período em que José Luis Judas presidiu à edilidade.

Todavia este salientou que apesar de muito pouco ter sido feito para preservar o concelho neste últimos dez anos a situação existente hoje não é idêntica há que se verificava antes do período de gestão maioritariamente socialista porquanto nesse período foram, por exemplo, extintos os bairros de lata, resolvidas as situações dos bairros de génese clandestina, construídos os equipamentos desportivos, implementadas as redes de colectores de esgotos e elaborado o primeiro PDM (que aliás continua em vigor apesar do Dr António Capucho tanto o ter criticado sem todavia, em dez anos ter tido a capacidade, ou vontade, de o substituir).

Daqui resulta que a realidade global do concelho é hoje substancialmente diferente da que existia na década de 90 pelo que as soluções e projectos hoje indispensáveis para valorizar o concelho são necessariamente de outra natureza.

Sem comentários: