O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ecos do Jantar da Linha (Jornal Público on-line)

Declarações de Marcos Perestrello
10.02.2011 - 08:27 Por Lusa


PS quer aproveitar mudança de presidente em Cascais nas próximas autárquicas
 
O presidente da Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL) do PS considera que vencer as eleições autárquicas de 2013 implica “não alinhar em tácticas” e, em municípios como Cascais, aproveitar a mudança do presidente da câmara.
 
“A táctica é não alinhar em tácticas. Se queremos ganhar eleições em 2013 nos diferentes concelhos da área metropolitana, em Cascais, o que temos de fazer é manter a unidade do partido em torno desta ideia central que é aproveitar a oportunidade - neste caso, em Cascais - que resulta da mudança de presidente”, disse esta noite Marcos Perestrello.

O responsável falava num jantar promovido pelo clube de reflexão política A Linha, em Alcabideche (concelho de Cascais), destinado a ponderar os desafios da FAUL nas próximas autárquicas.

No mês passado, o então presidente da autarquia cascalense, António Capucho (PSD), anunciou a suspensão do seu mandato por “razões estritamente pessoais”, após nove anos à frente do executivo e foi substituído pelo vice-presidente, Carlos Carreiras.

“Se queremos ganhar as eleições, temos de recuperar o espírito das Novas Fronteiras”, acrescentou Marcos Perestrello, referindo-se ao fórum lançado em 2004 pelo secretário geral do PS, José Sócrates, e que pretende ser um espaço de discussão entre o partido e a sociedade civil.

O líder da FAUL voltou a defender a necessidade de uma reforma na Área Metropolitana de Lisboa, com a criação de uma única entidade que reúna competências hoje espalhadas por vários organismos, como os governos civis e as comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR).

Depois de ter já desafiado a distrital do PSD a estudar a solução em conjunto, uma proposta aceite pela estrutura laranja, Marcos Perestrello disse hoje que quer “convidar outras forças políticas” para esse trabalho, de forma a encontrar consensos e a avançar “o mais rapidamente possível”.

“O problema da área metropolitana é que não existe, é um somatório de câmaras, de interesses particulares de cada município. Temos de ter uma autoridade com capacidade de decisão à escala, uma entidade legitimada diretamente pelos eleitores”, afirmou.

in Público (local)

Sem comentários: