O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fernando Nobre entre o Partido e a Cidadania

E quando pensamos que já vimos tudo, enganamo-nos. E quando acreditamos na cidadania corremos o risco de nos enganarmos. Eu não apoiei Fernando Nobre. Como não apoiei Manuel Alegre há cinco anos quando se apresentou como candidato da cidadania.

Porquê? Porque acredito que a melhor forma da cidadania influenciar o poder político e as decisões que são tomadas é envolvendo-se na vida política e partidária. Muitos acreditarão nas soluções das candidaturas da cidadania por estas não estarem “inquinadas” pelo vício e pelo jogo do poder partidário. Mas a verdade é que a inexistência de um corpo constante e agregador nestas candidaturas pode levar a que, num ápice tudo mude e uma candidatura que tinha um propósito passe, de repente, a prosseguir outros desígnios diferentes.

Fernando Nobre enfrentou as candidaturas do sistema ao qual, disse-o na altura, não queria pertencer. Mas logo após as eleições tratou de se encontrar com os líderes partidários para fazer contas. E que contas! Há uma semana começou a falar-se de um eventual apoio de Nobre à candidatura de Passos Coelho. Não seria ilegítimo que, apesar ter representado essa entidade vastíssima que é a Cidadania, apoiasse uma candidatura partidária. Poderia ser questionável mas não ilegítimo.

Todavia, logo após o encerramento do Congresso do PS, Passos Coelho lançou a bomba a partir da Madeira. “Recebi a confirmação de que o Dr. Fernando Nobre” aceitou transferir para as minhas contas eleitorais os seus 14% de votos. Esta seria a frase que Passos Coelho teria proferido se fosse honesto.

O Nobre candidato da cândida cidadania decidiu tornar-se o Burguês candidato da experimentada política partidária da Direita. Nada mais desonesto. Nada mais inqualificável.

Porém, e quando pensamos que a história terminou, os senhores saltam para a “populaça” com a informação de que Nobre será presidente da Assembleia da República. Ora essa! Mas e as eleições? Agora já nem se vota? Estou muito expectante por ouvir Fernando Nobre em campanha. Que dirá o arauto da cidadania em favor de uma campanha partidária? Que bandeiras agitará na rua (as suas ou as do PSD)? Que dirá se se encontrar na rua com cidadãos com quem falou há 4 meses acerca das insuficiências do sistema político e dos seus actores? Terá coragem de admitir a cambalhota seguida de pino invertido?

Texto publicado no Blog de esquerda da Revista Sábado

Sem comentários: