O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Artigo de Opinião: Terrorismo Internacional. Uma nova maquinação?

Os ataques deflagrados na passada quarta-feira à noite, coordenados por terroristas islâmicos, na capital económica e tecnológica da Índia, são já responsáveis, segundo a CNN, por 125 mortes e mais de 300 feridos em vários locais de Bombaim, actual Mumbai.

Talvez não seja totalmente inédito, mas desta vez os principais alvos considerados remuneratórios foram hotéis internacionais, visando, naturalmente, os cidadãos estrangeiros que neles se encontravam. Segundo a nossa Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, não há, felizmente, portugueses entre as vítimas a lamentar.

E foi nesta mais recente arena terrorista - os Hotéis Meridien e Taj Mahal – que o protagonismo estratégico coube, segundo a agência Press Trust of India, ao autodenominado grupo Mujahedines do Deccan -, desconhecendo-se, por ora, as suas eventuais ligações à Al-Qaeda bem como o possível tipo de contributo que visem dar ao alargamento do almejado Califado pan-islâmico àquela região.

Naturalmente que há um modus operandi que se repete, mas não deixa de se acrescentar algo ao que já conhecíamos do terrorismo de matriz islâmica: é que desta vez foram eleitos como principal target os cidadãos estrangeiros que, em trabalho ou recreação, se encontravam naquele país. Sem prejuízo de, na espiral da violência, muitas outras vítimas “inocentes” (para o terrorismo não há inocentes) terem igualmente sido apanhadas pelo olho do furacão.

De Ban Ki-Moon a Barack Obama as reacções não se fizeram tardar, de condenação total da violência atroz e de urgência na punição dos culpados. Totalmente previsível.

Contudo, com o assentar da poeira, conviria levar a reflexão um pouco mais longe. Arrisco esquiçar-lhes algumas pistas:

- Muitos governos revelam falta de determinação e coragem política para a tomada de posições não ambíguas contra o terrorismo, sejam quais forem os seus perpetradores. Haverá bons terroristas?

- Há um fracasso do mundo democrático na batalha das ideias contra o extremismo?

- Nas respostas ao terrorismo internacional, qual o balanceamento ideal dos Estados democráticos entre o hard power e o soft power?

- Que parcela das liberdades civis fundamentais (liberdade de expressão, de religião, de movimento, de reunião, habeas corpus, entre tantas outras) estará o mundo democrático disposto a alienar em nome da defesa contra a ameaça terrorista?

Sem esquecer que se sacrificarmos as nossas liberdades básicas em nome da ameaça terrorista, teremos feito, nós próprios, o trabalho dos terroristas.

Dá que pensar…

Eurico Rodrigues
Mestre em Estratégia
Membro Fundador do Clube de Reflexão Política a Linha

Sem comentários: