O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Opinião de Diana Valle-Flôr: Conjuntura Económica-Social Portuguesa como ultrapassar?

Somos socialistas, e como tal está no nosso sangue e em nosso poder a união, sem nunca esquecer que esta faz a força.
O facto de muitos não acreditarem no Estado, no Governo e nas politicas económicas-sociais implementadas pelo PS traz a Portugal, a todos nós portugueses, graves consequências, o que nos obriga a uma maior união, de modo a ajudar Portugal, Ajudar todos os Portugueses.

Repare-se que esta conjuntura económica desfavorável, mas acredito que momentânea, não se deve à falta politicas económicas e sociais estruturadas pelo nosso Primeiro Ministro, advém sim do anterior Governo do PSD, que deixou a economia portuguesa e o Estado Português em "real baixa", primeiro o défice e segundo a desconfiança que gerou em todos os Portugueses, levou-nos a todos uma situação delicada, situação que o Governo Socialista tem vindo a recuperar, no entanto a Crise Internacional apresentou-se como obstáculo ás nossas missões.

Ao longo destes anos de mandato do Governo Socialista note-se que o défice foi reduzido, os impostos diminuídos, novas políticas sociais, no âmbito do desemprego, novas legislações que protegem os mais carenciados, investimos ainda no desenvolvimento de empresas, no desenvolvimento do sistema educativo, criámos reformas no sistema de saúde necessárias e muito mais, e com um único objectivo Ajudar Portugal, Ajudar todos os Portugueses, e se Portugal não se encontra em Recessão Técnica deve-se a todos os Portugueses e ao Governo Socialista, mas precisamos de acreditar mais...

Estamos a ser afectados pela Crise Internacional, mas não estamos em recessão técnica, o primeiro passo para ultrapassar esta conjuntura económica é acreditar no Governo, só com a ajuda de todos os Portugueses é possível. Li um artigo de opinião que dizia o seguinte: "o primeiro passo criar emprego, segundo passo criar emprego, terceiro passo criar emprego". Não meus Senhores não, primeiro passo acreditar, segundo passo e importante desenvolvimento ultrapassando a crise que nos rodeia, como? O nosso poder de compra aumentou, uma vez que a conjuntura económica se tornou desfavorável ás empresas, tornou-se favorável aos consumidores, visto que as empresas se viram obrigadas a reduzir os preços de mercado devido à crise, assim com o mesmo salário, podemos consumir mais.

Compreendo a poupança e deve ser feita claro, mas a economia fundamenta-se na troca de bens, serviços e produtos pela moeda, se não houver transição a economia estagna com risco de declínio, que é o que estamos a assistir.Note-se também que é um bom período de investimento para nós Portugueses. Os preços de mercado estão baixos e investindo levamos ao desenvolvimento de Portugal e das Empresas, inclusive à criação de novos postos de trabalho, é imprescindível, confiar-mos em nós Portugueses e no Governo Português Socilalista, que neste momento está a fazer o possível e o impossível para todos nós, Portugueses, ultrapassar-mos esta crise.

O Governo Português Socialista é um Governo Sempre Presente e preocupado com todos os Portugueses, contrariamente ao testemunho da Drª Manuela Ferreira Leite que diz que "o Governo está sempre a chegar atrasado", noticia Lusa (http://diario.iol.pt/politica), quando li confesso que ironicamente me ri, pois é grave tal testemunho e de certo não foi para rir, uma vez que já conhecemos em tempos como Ministra das Finanças a Drª Manuela Ferreira Leite, e diga-se que o resultado foi negro, mas enfim, não pretendo ferir susceptibilidades e o importante é o Presente.

Penso que neste momento a própria Drª Manuela Ferreira Leite deveria mais rapidamente preocupar-se em ajudar os Portugueses e o Governo Socialista Português, em vez de se preocupar em atacar o nosso Governo com criticas destrutivas.

Acredito que unidos podemos superar rapidamente este enquadramento económico, o nosso pensamento deve ser positivista e não nos devemos deixar desmerecer por certos e determinados meios de comunicação, que por vezes apenas sustentam a crise afectando a nossa confiança.

Acreditar é Ajudar!

Diana Valle-Flôr
Finalista de Gestão (Em Erasmus em Poznan - Polónia)
Fundadora do Clube de Reflexão Política - A Linha

Sem comentários: