O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

domingo, 25 de janeiro de 2009

João Rocha: Sócrates, a Moção e a JS

Ao apresentar no passado domingo, no Centro Cultural de Belém, a Moção Global que irá levar ao Congresso de Espinho, no próximo mês de Março, o nosso Camarada, Secretário-Geral e Primeiro-Ministro, José Sócrates, deu um sinal claro a Portugal e aos Portugueses, de que apenas com um Partido Socialista forte, unido e coeso mas simultaneamente com várias correntes de opinião e com o pluralismo democrático, que é apanágio desde a fundação do PS, é possível continuar a construir um Portugal que esteja melhor preparado para enfrentar as adversidades que o futuro nos coloca e manter a boa tradição de Portugal em estar na linha da frente no que aos direitos humanos e à sua defesa concerne, pois basta recordar que Portugal foi o primeiro país do Mundo a abolir a Escravatura, no dia 12 de Fevereiro de 1761 (Reinado de D. José I).

Ora, tem sido este rumo, da defesa da dignidade humana e das liberdades individuais, que tem norteado as lutas da Juventude Socialista e do PS ao longo dos (quase) 35 anos de democracia no nosso país. Ao aludir no CCB, às grandes conquistas que o PS tem feito nesta área, (Lei do Divórcio, referendo da IVG e Paridade) José Sócrates, lembrou o que tem sido bem feito ao longo desta legislatura, por parte do Partido Socialista e pelas suas várias estruturas (JS, Departamento das Mulheres Socialistas e Grupo Parlamentar do PS, mostrando um partido aberto que não vive apenas da imagem do seu líder e onde todas as opinião são bem-vindas.). Embora sem nunca se ter referido de um modo explícito à JS durante a apresentação da Moção, Sócrates relembrou boas práticas governamentais, muito caras à JS (Inglês no 1º Ciclo, Passe Social Escolar, são alguns dos bons exemplos).
Neste contexto, foi certamente com grande alegria que todos os militantes da JS e todos os socialistas ouviram o primeiro-ministro a anunciar duas novas propostas, no sentido de Portugal continuar a seguir o seu rumo de um país, onde a igualdade entre todos os cidadãos está no topo das prioridades:
- O Alargamento da Escolaridade Obrigatória até ao 12º ano;
- Casamento entre pessoas do mesmo sexo;

Quanto ao alargamento da Escolaridade Obrigatória até ao 12º ano, é uma proposta que faz parte da última Moção Global da JS, “Agir por Mais Igualdade”, apresentada pelo nosso Camarada Secretário-Geral Duarte Cordeiro e aprovado pelo Congresso da JS em Julho de 2008, na cidade do Porto. Só com mais alunos a integrarem o sistema de ensino e valorizarem-se, é possível combater as assimetrias e a exclusão social existente no nosso país, o que tem acontecido desde o início da legislatura (diminuição do risco de pobreza, diminuição da taxa de abandono e de retenção escolar).
O Casamento entre pessoas do mesmo sexo, marca uma grande vitória por parte da JS, visto ter sido esta estrutura que iniciou a discussão na Sociedade Portuguesa sobre este tema que ainda gera muitos tabus em Portugal. Foi a JS, que teve coragem política e não teve medo de colocar este assunto na agenda política nacional e o esforço está quase a ser recompensado e estou certo que na próxima legislatura esta forma de discriminação será abolida, mostrando, deste modo um país respeitador das suas minorias e de todos os seus cidadãos!
Em suma, no passado domingo, o PS deu uma grande prova ao país e aos portugueses que está unido para voltar a conquistar a Maioria Absoluta, tão necessária para continuar este rumo de boa Governação, de sucesso e de prosperidade para o nosso país.

João Fortes Rocha
Coordenador Núcleo da JS Cascais
Membro da Comissão Nacional da JS
Membro do Clube de Reflexão Política A Linha

Sem comentários: