O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

sábado, 4 de julho de 2009

Vasco Graça: a “construção de uma boa sociedade”

Promover uma rede europeia, de iniciativa social-democrata, tendo em vista a “construção de uma boa sociedade” é o propósito da plataforma elaborada por políticos ingleses e alemães que a apresentam para uma reflexão alargada dos socialistas.

Dez anos após Tony Blair e Gerhard Schoerder terem apresentado as suas “Terceira Via” e “Novo Centro” os promotores do presente manifesto constatam o clamoroso falhanço daquelas derivas políticas e os efeitos nefastos associados à prevalência do capitalismo neo-liberal.

Fazem a análise do percurso ideológico, económico, social e político desta década de acentuada perda de influência dos socialistas e de agravamento das condições socio-económicas dos povos europeus e defendem a necessidade de alterações profundas no projecto socialista por forma promover novas alianças globais e uma sociedade mais justa.

Dentre as ideias que propõem destaca-se:
• restaurar a primazia da política rejeitando a subordinação do domínio político aos interesses económicos;
• refazer as relações entre o indivíduo e o Estado numa parceria democrática;
• criar um Estado que seja responsável e mais transparente, fortalecendo as instituições da democracia em todos os níveis incluindo no económico;
• alargar e defender as liberdades cívicas individuais;
• reafirmar a importância do bem comum, nomeadamente a educação, a saúde e o bem-estar, acima do mercado;
• redistribuir as responsabilidades, a riqueza e o poder associados à classe, à raça e ao género, por forma a criar uma sociedade mais igualitária;
• reconhecer e respeitar diferenças de raça, religião e cultura;
• colocar as necessidades das pessoas e do meio ambiente acima do lucro.

Trata-se certamente de uma interessante iniciativa que visa reagir à opacidade ideológica e à infidelidade político-económica em que a generalidade dos partidos socialistas europeus se entorpeceram.

Provavelmente é um conjunto de ideias que não decorre de uma total compreensão da crise em que o Mundo e a esquerda se encontram, padece de um limitativo eurocentrismo e não responde suficientemente à realidade actual mas sem dúvida constitui um estimulante desafio e um contributo para um debate cujo atraso é preocupante.

Aqui fica o alerta e a proposta para a reflexão necessária.
http://clients.squareeye.com/uploads/compass/documents/good%20society%20english%20WEB.pdf

Vasco Graça
Clube de Reflexão A Linha

1 comentário:

Anónimo disse...

Um outro olhar...
A construção de uma sociedade onde a cidadania seja uma realidade.
Por vergonha, medo, ou até, por ignorância e impotência, assistimos com tristeza, ao que se vai passando de pior, por este mundo fora e, cá dentro também.
Basta, basta!!!
É urgente criar novas políticas sociais, com verdadeiro conteúdo democrático, índo ao encontro de uma sociedade mais justa mais eficiente.
Vamos mudar e avançar....A bem da Nação!
Os Portugueses agradecem.
Elisabete