O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

sábado, 24 de outubro de 2009

Um governo para quatro anos

Como previra há dias o responsável máximo pela Fundação Res Pública, António Vitorino, temos um governo feito de experiência e abertura à sociedade. O significado não pode ser mais claro: pronto a governar quatro anos, capaz de responsabilizar quem o preferir derrubar.

Nas pastas «técnicas», especialistas, sem concessões ao «aparelho»: Agricultura, Ambiente, Obras Públicas. Em áreas sectoriais bem definidas, como a Educação, a Saúde, a Ciência ou a Cultura, um equilíbrio entre os estreantes e a continuidade, sempre com perfis discretos e competentes.

Nas áreas políticas, bem mais do que o «núcleo duro» de que tanto se falou nas últimas semanas, todos têm anos de trabalho político, essencial para o conhecimento mútuo e para o reconhecimento institucional mesmo pelos adversários: a passagem de João Tiago Silveira de porta-voz do PS a porta-voz do Governo simboliza uma funda renovação do PS, que ficará para a História como o real legado de Sócrates, e a passagem de Augusto Santos Silva para a Defesa reconhece a competência e experiência do ex-ministro dos Assuntos Parlamentares. Na esteira de Vitorino, de certo modo. De resto, a estabilidade, mesmo com Vieira da Silva a sair para a Economia (um sinal aos agentes económicos de que a crise não justifica qualquer medida).

Na Justiça, de que depende a sorte de qualquer república, um rosto novo mas não inexperiente. Um bom augúrio. O resto é ruído, da oposição que tanto se queixa de continuidade como de falta de vedetas e das fantasias dos nomes publicados nas últimas semanas.

José Sócrates continuará a reger a política nacional.

Carlos Leone (investigador e docente universitário; Clube de Reflexão Política - A Linha)

(Publicado ontem no DN, sem a referência ao Clube. )

1 comentário:

«LiBlog II» disse...

Precisamente. Subscrevo inteiramente. Cumprimentos.