O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

sábado, 30 de janeiro de 2010

Comemorações (modos de usar)

A celebração do 31 de Janeiro em ano de centenário da República é interessante a vários títulos.
Primeiro, por se tratar de um evento relevante anterior em décadas à implantação da República, o que contraria o discurso neo-monárquico sobre o alegado carácter artificial e elitista desta.
Depois, por ser um evento histórico incómodo para comemorar, um episódio de sobressalto e conflito sem resolução satisfatória (imediata, pelo menos).
Por fim, ou antes para não nos alongarmos, por ser data simbólica de entrada na vida pública de uma geração que, mais tarde, fará a I República. Quando se fala tanto, hoje,  de renovação e de mudança, será pertinente observar quais os nexos que oficialmente se vão explorar entre o 31 de Dezembro e o 5 de Outubro.
Carlos Leone

Sem comentários: