O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Conta corrente (de um bom cliente)

Hoje, para variar sendo coerente, Vasco Pulido Valente escreve no Público o essencial sobre o «caso Crespo». Coerente, porque já há anos, quando Inês Serra Lopes perpetrou no decadente O Independente uma manchete baseada numa conversa ao almoço (nessa altura, opiniões expendidas por Sousa Franco), escreveu sensivelmente o mesmo: nada disto é matéria noticiosa, o recurso a ela significa apenas um fundo desprezo pelas liberdades mais elementares.
De facto, quem tem como «apoiantes» o casal Moniz e Cintra Torres, fica com companhias pouco edificantes. Por isso mesmo, o uso do site do Instituto Sá Carneiro (vítima, assim, de mais um atentado) para divulgar esta urdidura, é quase tão reles como as fugas de segredo de justiça (sempre mantido, sabe-se lá para quê...) em casos judiciais diversos.
Um aspecto não mencionado no artigo de hoje de Pulido Valente interessa aqui: o caso Crespo integra-se numa simples manipulação de opinião pública para ajudar ao lançamento de uma recolha de artigos em livro. Que seja para isto que os vaders do 31 da Armada servem, ao porem a circular viralmente a patranha, já se sabe. Pena é ver Balsemão a elogiar o «seu» «jornalista», ele que há 40 anos escrevia (Informar ou Depender?) a respeito da pressão económica sobre a liberdade de opinião. O link Zita-Instituto Sá Carneiro ilustra bem como o tema permanece actual.
Carlos Leone
PS - E ver a verdadeira Esquerda (BE, Daniel Oliveira) alinhar com isto, não surpreende, claro.

1 comentário:

Paulo da Costa Ferreira disse...

Curiosa a coincidência entre a divulgação dos novos queixumes do intrépido Dr. Mário Crespo e a matéria pseudo-noticiosa da última edição do semanário Sol, que em momento oportuno nos vem recordar o nobre e memorável sacrifício da intrépida Drª Manuela Moura Guedes, aquela mesma destemida e desassombrada criatura que em prol da liberdade de imprensa se dispôs a ser magnífica e exemplarmente enxovalhada em directo por esse impiedoso vergastador chamado António Marinho Pinto, que por tal momento memorável ficará marcado para todo o sempre com o cognome de "o bastonário."
Por falar em Pinto, lá do seu castelo altaneiro, em Carnaxide, o dr. Pinto Balsemão observa atento em seu redor...