O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Jangada partiu!

Muito se tem falado, nos últimos dias, acerca da hipocrisia que seria, muitos de nós, e por maioria de razão as mais altas figuras do Estado, termos prestado uma última homenagem a Saramago.

Como se prestar uma homenagem a um dos mais brilhantes autores portugueses fosse algo de que nos devêssemos envergonhar. Não porque foi Nobel, mas porque, com o seu nome e magnificência, levou Portugal a cantos do mundo onde nunca antes tínhamos chegado.

Mas Portugal é um país, de facto, muito estranho. Aqui, facilmente se confunde o indivíduo com o que ele escreve quando romanceia. O homem social ou o escritor. Aqui coloca-se na sombra gente brilhante pelas opiniões que emite. Este é o Estado de ontem vestido com trajes de hoje.

Este é o caso de Saramago, mas também é o de Lobo Antunes ou de Graça Moura. São homens inteligentes que têm feito crescer um país mal habituado a génios. Aqui, como se fossemos muitos ou demais, damo-nos ao luxo de segmentar os artistas, conotando-os com um apoio político pontual ou permanente.

Portugal perdeu um vulto que no seu último dia quis deixar bem claro que nos havia perdoado. Mas os portugueses tiveram vergonha de o homenagear, e criticaram mesmo aqueles que decidiram fazê-lo. E mesmo o presidente de todos os portugueses, assumiu a sua postura de homem comum e ignorou a partida de um homem que já antes havia censurado.

Mas desta vez foi o génio que se não portou convenientemente. Isto porque num período de azáfama para os media, com a selecção no corno de África, seria imprudente desperdiçar os minutos, já pagos, de satélite, em detrimento de uma notícia para minorias ou segmentos.

Saramago deveria ter partido mais tarde. Primeiro porque teria, quem sabe, tido tempo para concluir o livro, (o último?) que tinha em mãos. Segundo porque teria tido direito a horas de emissão nas TV´s. Terceiro porque não rivalizaria com o ídolo de Portugal, esse sim, C. Ronaldo. Talvez não tivesse a presença do chefe de Estado porque, quem sabe não o apanharia de viagem para “a terra”, onde regressa todos os anos no verão?

Foi um erro ter partido. Mas a jangada já vai a caminho!

Rui Estêvão Alexandre
Clube de Reflexão Política A Linha

Sem comentários: