Realizaram-se no Instituto Politécnico de Leiria, nos dias 11 e 12 de Novembro, as Jornadas da Modernização Administrativa, que contaram com a presença de diversos especialistas na área da Modernização Administrativa. As áreas temáticas nas quais incidiram a apresentação de comunicações e a consequente reflexão foram a Qualificação e Simplificação do Atendimento Dos Serviços Públicos, Racionalização dos Modelos de Organização e Gestão e Administração em Rede.
Nestas jornadas estiveram presentes na qualidade de especialistas Rui Alexandre Estêvão e João Elyseu, membros do Clube de Reflexão Política A Linha, pelo que foi deixada aberta a reflexão sobre os aspectos organizacionais e sociais do processo de modernização administrativa na perspectiva da Public Governance, tendo sido abordada a vertente da Modernização Administrativa no contexto do quotidiano do cidadão.
Um dos principais objectivos das presentes jornadas centrou-se na divulgação das operações de Modernização Administrativa, aprovadas no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional – QREN pelo Programa Operacional Factores de Competitividade desenvolvidas pelo Instituto Politécnico de Leiria, a disseminação de práticas no domínio da Modernização Administrativa da Administração Pública, procurando deste modo dar a conhecer algumas práticas nacionais já objecto de implementação.
No âmbito das Instituições de Ensino Superior, importa destacar o Portal do Estudante, apresentado pela Universidade de Évora, onde foi ainda feita referencia à criação de um Balcão Virtual. Por seu turno, a Universidade Aberta concorre para este processo de modernização com a implementação de plano estratégico conducente ao desenvolvimento integrado de processos, tarefas e funções, que contou com a parceria da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em especial no que respeita ao desenvolvimento de competências valorizantes resultantes do desenvolvimento das tecnologias.
Já a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra sublinhou a importância da desmaterialização e reengenharia de processos adaptando-os à especificidade da sua actividade como forma de proporcionar melhores níveis de serviço ao cidadão, por via de um portal colaborativo de sincronização e partilha de informação no âmbito dos meios complementares de diagnóstico. Já o projecto implementado pela Universidade de Coimbra, referente á criação de um Balcão Único integra igualmente a Faculdade de Medicina da Universidade, tendo em especial atenção as suas necessidades específicas.
A vice-reitora da Universidade Aberta, explicou o modo como se poderá fazer uma gestão de carreiras, o qual terá de ser alavancado por uma reconfiguração da mesma, e onde se associam as situações de risco à gestão da própria carreira, sublinhando ainda que este é um problema público e privado. Com efeito, a presente questão incide mais pela forma como as instituições de ensino superior são capazes de tornar flexível a sua oferta, devendo para tal, a administração publica contribuir através da criação de um espaço publico de disseminação de competências para aferir quem pode actuar e em que momento. Por fim deixou uma nota sobre a importância da transparência das saídas profissionais e clarificação das competências desenvolvidas pelas instituições de ensino superior.
O encerramento das presentes jornadas esteve a cargo do Senhor Secretário de Estado da Administração Publica, Dr. Gonçalo Castilho, que deixou uma mensagem de incentivo para a criação e dinamização de grupos de trabalho que contribuam para uma contínua partilha de experiencias e criação de conhecimento repartido pelas boas práticas.
Sem comentários:
Enviar um comentário