O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

domingo, 14 de setembro de 2008

CONVERSAS NA LINHA - "NOVOS DESAFIOS PARA AS AUTARQUIAS LOCAIS"

Realizou-se no passado dia 11 de Setembro, no Hotel Praiamar, em Carcavelos, um debate subordinado ao tema "Novos Desafios para as Autarquias Locais", promovido pelo Clube de Reflexão Política – A Linha, em colaboração com as Secções de Carcavelos e São Domingos de Rana do Partido Socialista.

Esta segunda sessão das Conversas na Linha contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e das Autarquias Locais, Eduardo Cabrita; o Deputado do Partido Socialista da Comissão do Poder Local, Luís Pita Ameixa e o Presidente da Câmara Municipal de Mértola, Jorge Pulido Valente.

Ao longo de todo o debate foi sublinhada , por vários intervenientes, a necessidade de se começar desde já a delinear um novo rumo para as autarquias locais, que permita melhores resultados em prol dos munícipes.

O Presidente da Câmara Municipal de Mértola salientou a necessidade para a reorganização da gestão interna das câmaras municipais, tornando-as cada vez mais estruturas autónomas que funcionem como "mini-governos" deixando para trás a ideia de estruturas em permanente dependência do poder central.

Por seu turno, o Deputado do Partido Socialista, Luís Pita Ameixa centrou a sua análise em torno da nova Lei das Finanças Locais, em particular nas questões que respeitam ao ambiente, sublinhando os grandes desafios que neste domínio as autarquias locais têm pela frente.

Finalmente, o Secretário de Estado Eduardo Cabrita apresentou algumas das profundas reformas levadas a cabo, neste âmbito, pelo actual Governo, recordando o facto de estarmos perante uma nova geração de políticas, cujo sucesso depende da capacidade de recentrar olhares em torno dos actuais problemas do poder local. O Secretário de Estado aproveitou ainda para dar conta e enaltecer o esforço da generalidade dos autarcas, de Norte a Sul do País, para se adaptarem à nova Lei das Finanças Locais, bem como à nova lei eleitoral autárquica.

Este debate faz parte do ciclo "Conversas na Linha" e precede outros já em preparação, e tem como objectivo promover a discussão de temas e ideias de interesse público.

Sem comentários: