O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Espantos

Não percebo o espanto com o grau de demagogia das declarações de Pacheco Pereira a respeito do TGV. Quem tem ele apoiado e elogiado na vida pública e na política interna (e externa, como apoiante de McCain, o ano passado)? Julgava alguém que a sua «previsão» de esta vir a ser uma das campanhas mais violentas de sempre era um lamento e não um anúncio?

Já o arrastar do assunto TGV/Espanha é um erro, que indicia lição não aprendida das Europeias. Quem quiser perceber o oportunismo do PSD sobre o TGV ou a hipocrisia pessoal da ex-administradora do Santander já percebeu, não agora mas há muito. Ou Sócrates, no debate, tinha feito uma defesa da honra em estilo parlamentar (o que poderia vitimizar «a pobre senhora», ainda bem que não seguiu essa via) ou respondia depois. Mas ao fim de quase uma semana, continuar à volta disto é dar a agenda ao PSD, deixando criar a ilusão que o PSD tem ideias e que são elas a determinar a campanha. É repetir a deriva de Vital Moreira há meses, quando anunciou uma agenda e acabou a rebaixar-se a nível dos BPN's deste mundo e da campanha trauliteira de Paulo Rangel. Marcar a agenda, e no que realmente importa aos eleitores (desemprego, segurança social, saúde), é o que pode convencer indecisos (sobretudo entre os que hesitam em votar de todo) e dar a vitória ao PS.

Sobre isto, outra coisa a pensar seria a comunicação. Personalizar parece opção duvidosa junto dos indecisos. (Desabafo melancólico de quem registou os gritos por Sócrates e não pelo PS na última Convenção.) E campanhas publicitárias como a das criancinhas a festejar por receberem «o cheque» (dentário) custam a engolir, por muito boas e eficazes que sejam as políticas públicas.
Carlos Leone

2 comentários:

Anónimo disse...

Carlos,
Não podia estar mais de acordo consigo.
Abraço e faz falta a boa reflexão neste país.

Anónimo disse...

Completamente de acordo.
Resta-me acrescentar que a falta de visão do "PSD"( estão mesmo a precisar de uns cheques para o oftalmologista ) e mais, o caderno do programa do "PSP" não tem pernas para andar.
O conselho que lhes deixo é; Apanhem uma boleia no "TVG" ponham-se andar daqui para fora....!!
Com eles não se passa da cepa torta...!!
Elisabete