O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

domingo, 8 de março de 2009

A Linha no Congresso Nacional do PS: A importância das eleições europeias

Na sequência da moção sectorial "Por um voto mais Europeu", apresentada ao último Congresso da F.A.U.L., o nosso camarada Paulo da Costa Ferreira fez uma curta intervenção ao XVI Congresso do Partido Socialista, como delegado eleito pela secção de Carcavelos e em representação do Clube de Reflexão Política a Linha, alertando para a importância do nosso próximo desafio eleitoral, cujo teor se passa a transcrever na íntegra:

"Caro Presidente do Partido,
Caro Secretário-Geral,
Caras e Caros Camaradas,

No âmbito do Clube de Reflexão Política A Linha, do qual sou membro-fundador, temos procurado promover o debate e a reflexão política com os militantes e simpatizantes do Partido Socialista.
Neste quadro e fruto de algum debate, vimos chamar à atenção neste Congresso para a importância das eleições europeias que se avizinham.Efectivamente, no próximo 7 de Junho, inicia-se um ano eleitoral invulgarmente intenso. A eleição do Parlamento Europeu costuma ser subvalorizada em Portugal mas, no actual contexto eleitoral do país, seria perigosamente insensato para o PS, menosprezar a importância desta votação na definição do sentido de voto dos portugueses.
A agravar às dificuldades de mobilização habituais, nos últimos anos assiste-se a uma progressiva sensação de afastamento dos cidadãos do projecto europeu, a qual urge combater.
Sabemos que este sentimento de distância relativamente aos centros de decisão e de que a Europa é uma realidade distante sobre a qual não é possível influir, favorece aqueles que pretendem que o voto europeu dos portugueses venha a ser usado como arma de arremesso contra a governação vigente.
Por tudo isto, o grande adversário do PS (nas eleições europeias como nas seguintes) é a abstenção.
Importa por isso, o quanto antes, consciencializar os cidadãos para o significado genuinamente europeu destas eleições, centrando necessariamente o debate público em torno dos valores fundamentais da construção europeia.
Para tanto, consideramos fundamental colocar como primeira prioridade na agenda política socialista a promoção da igualdade. Com efeito, no espaço da UE, a defesa da liberdade política está garantida tanto a nível institucional como ao nível da dinâmica das organizações da sociedade civil. Da liberdade de nações e de indivíduos depende tudo o resto, mas do sucesso de políticas de coesão social depende que esse «resto» continue a ser reconhecido como “Modelo Social Europeu”.
Em tempo de desafios, este deve ser o nosso compromisso para com os portugueses e perante a Europa.

Força PS, Força Portugal!"

1 comentário: