O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mónica Cunha: A favor da democracia, contra a (info)exclusão

A construção da Sociedade do Conhecimento, caracterizada pelo acesso generalizado à informação em igualdade de oportunidade, depende da capacidade de todas as pessoas (sem discriminação) responderam rapidamente às exigências da mudança inerente ao seu próprio desenvolvimento.

Não se pode negar o contributo da Sociedade do Conhecimento para uma cidadania activa e consequentemente para o aprofundamento da democracia participativa, assim como não se pode escamotear o risco de muitos cidadãos ficarem excluídos dos seus reconhecidos benefícios, consubstanciado no fenómeno da infoexclusão.

Esta nova forma de exclusão do conhecimento – infoexclusão – ameaça sobretudo os mais vulneráveis, designadamente, os mais idosos e as pessoas com necessidades especiais.

Assim, para se aproveitar adequadamente as oportunidades de melhoria geral do bem-estar dos cidadãos provocadas pela utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) que facilitam o domínio da informação, factor determinante para o crescimento da Sociedade do Conhecimento, é imprescindível combater a infoexclusão.

Este combate só será ganho se todos os cidadãos tiverem acesso a info-competências que lhes permitam assimilar com rapidez o uso das TIC, para assim se poderem adaptar, da melhor forma possível, à Sociedade do Conhecimento e retirar dela todos os seus potenciais benefícios.

Desta forma, a melhoria da qualidade de vida através das TIC deve ser bem percepcionada e aceite socialmente pelos cidadãos, de forma a serem ultrapassadas as barreiras inerentes à absorção das TIC por todos, para não ficar ninguém de fora da Sociedade Digital, e para que esta se possa afirmar de forma universal, através da garantia do acesso de todos à info-alfabetização/educação.

31 de Março de 2009
Mónica Cunha
Militante da Secção do PS de Oeiras





2 comentários:

João Ramos disse...

Cara Mónica,
Tenho vindo a acompanhar os seus artigos com enorme prazer.
Parabéns.
João Ramos
Beja

MóniKa disse...

Obrigada.
Mónica Cunha