O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Campanha2009(3)

A entrevista de Ferro Rodrigues ao Expresso, em particular a espécie de roteiro para alianças pós-eleitorais que a fez notada, suscitou reacções de todo o lado. É revelador que todas as reacções façam sentido: muito simplesmente, trata-se de um assunto completamente prematuro. Logo, todos podem ter toda a razão.
Embora a «direita dos blogs», referida há umas semanas aqui a propósito da BlogConf, não seja capaz de o perceber, o destino dos líderes de PS e PSD joga-se em função das duas eleições, legislativas e autárquicas, não apenas da primeira delas. Pensar em acordos quando não se sabe quem os fará, mas é certo que não serão Sócrates e Ferreira Leite, é descabido. Quem vencer as legislativas, como tudo indica sucederá ao PS, mesmo que governe em minoria (como o PS terá quase de certeza de fazer, atendendo às alternativas no imediato), terá aliás condições razoáveis para o fazer. Graças aos prazos inibitórios à dissolução da Assembleia por parte do Presidente, os primeiros dois anos de governação, sensivelmente, ficam perto de garantidos. O que se será capaz de realizar neles, claro está, é a dúvida. Mas quem sabe o que esses dois anos vão trazer? Nada impede um governo de iniciar funções em minoria e, mais tarde, completar o mandato através de novos apoios parlamentares, seja com novas políticas da «extrema esquerda», seja com novos líderes da Direita. Foi esse, aliás, o caminho de António Costa com o actual executivo camarário lisboeta.
Pensar em Agosto em soluções de problemas que só em Outubro irão ficar definidos, quando só a partir desse momento será possível lidar com eles e haverá dois anos para o fazer, serve apenas para insistir no que já se sabe: maioria absoluta é improvável, BE e PCP não querem governar, PSD e CDS continuam exactamente como há 5 anos, etc., etc. Bem anda o Secretário Geral do PS ao falar das suas propostas e daquilo que quer e não quer, em vez de perder (o nosso) tempo com encenações desprovidas de argumento.
Carlos Leone

2 comentários:

Anónimo disse...

Sócrates já defeniu as linhas de orientação, alguém tem dúvidas??
Os restantes andam à boleia...!!
Hoje como no passado, as linhas mestras são a chave do sucesso!!
Não há luzes na ribalta...Sem os bastidores!!!
Elisabete

Anónimo disse...

Mais uma vez fica uma boa reflexão.
Gostei
J. Semedo