O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

sábado, 9 de abril de 2011

Matosinhos e a proclamação de uma liderança

O XVII congresso do Partido Socialista decorre desde ontem em Matosinhos. Ao norte do país rumaram milhares de socialistas, a maior parte anónimos mas, como não se viu em anteriores congressos, muitos dos mais destacados nomes do partido da Esquerda democrática portuguesa. Alguns deles, em anteriores congressos, opuseram-se claramente à liderança de Sócrates. Mas desta vez não. Portugal tem vindo a ser empurrado para um caminho que nos conduziu a um destino que, por um lado não era o desejado pelo Governo e pelos portugueses mas que, por outro, era o desejado pela direita portuguesa, europeia e dos mercados. E por isso, a presença de muitos dos nomes mais influentes do PS a apoiar o Secretário-Geral eleito são a mensagem que faltava para mostrar que o PS se encontra unido e reforçado.
Porém, a apoiar o caminho desejado pela direita têm estado os dois partidos à esquerda do PS que, irresponsavelmente, têm votado a par do PSD e CDS. Ontem mesmo, na AR, BE e PCP juntos numa inédita união de facto, fizeram passar a imagem de que a esquerda que se une é a deles, a radical, e a que não reúne essa capacidade é a do PS. A união dos dois partidos da esquerda fará sentido neste momento se for seu objectivo estruturar uma estratégia de apoio a um Governo de esquerda saído das próximas eleições. E se necessário até fazer parte de uma solução governativa. Esta poderá ser uma meta difícil, mas é possível e necessária para fazer frente às dificuldades para as quais Portugal foi arrastado. A isso obriga a racionalidade política que se espera de partidos que se apresentam com programas eleitorais sérios a eleições.
O PS está em Matosinhos, naquele que será o momento que marca o início da dura campanha eleitoral. Está em Matosinhos para dar a conhecer ao país a moção estratégica que, vencendo, será a base do programa de Governo dos socialistas. E, sem rodeios, a moção foi apresentada. As suas medidas estão lançadas sem medos, nem vergonhas, nem tacticismos eleitorais (à moda do PSD). Governar implica ter um programa e as bases do do PS estão aí. Sócrates, no discurso de abertura afirmou confiar "no julgamento dos portugueses" e assumiu que lutará "com alegria pela vitória do PS."
A vitória do PS será uma vitória da Esquerda contra um projecto de união alternativo (o dos mercados); o do PSD. Será uma vitória dos portugueses que não se resignam à fúria implacável daqueles que pretendem ser Governo ainda que sem mérito, sem programa eleitoral, sem medidas, sem rumo, sem estratégia e sem líder (ou liderança).

Texto publicado no "Blog de Esquerda" da Revista Sábado 
http://www.sabado.pt/Blogues/Blog-de-Esquerda/Abril-2011/Matosinhos-e-a-proclamacao-de-uma-lideranca.aspx

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo artigo.
Lúcido e coerente.