O LEGADO DE ABRIL NA HISTÓRIA DE UM PORTUGAL DEMOCRÁTICO

Vasco Lourenço e Alfredo Barroso - Num jantar que contou com mais de uma centena de pessoas, Vasco Lourenço e Alfredo Barroso partiram as suas memórias e evocaram os valores de Abril e o legado da "Revolução dos Cravos" na história de um Portugal democrático.

JOSÉ LUÍS JUDAS NO JANTAR DO CLUBE A LINHA

O Clube A Linha contou com a presença de José Luís Judas onde foi especificamente abordado o processo de concepção e execução da estratégia e do projecto que conduziu à vitória do Partido Socialista nas eleições autárquicas em Cascais, com o slogan "mudança tranquila".

VÍTOR RAMALHO NO CLUBE A LINHA

Vítor Ramalho, Presidente da Federação de Setúbal do PS, recordou a matriz genética do partido Socialista, debruçando-se especificamente sobre os desafios autárquicos com que o PS se vê confrontado no Distrito de Setúbal, apresentando a estratégia política seguida nas últimas eleições autárquicas, bem como o caminho que se está a trilhar naquele distrito.

OS DESAFIOS DO CRESCIMENTO ECONÓMICO

Vieira da Silva e Pedro Marques - Cascais acolheu José António Vieira da Silva e Pedro Marques para mais um debate promovido pelo Clube A Linha, onde os convidados partilharam com o auditório, a sua visão sobre os desafios que Portugal enfrenta em matéria de crescimento económico.

OS DESAFIOS AUTÁRQUICOS DE 2013: CONTRIBUTOS PARA A ACÇÃO POLÍTICA

José Junqueiro - Perante um auditório lotado, José Junqueiro sublinhou a importância das próximas eleições autárquicas para o Partido Socialista, onde se irão sentir pela primeira vez os efeitos da limitação de mandatos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Para Além da Espuma dos Dias - por Vitor Brás

Amigo do Seu Amigo

Acho que me custou um emprego - Pelo menos a julgar pela cara que os entrevistadores fizeram após o ter dito - mas foi mais forte do que eu. Quando me pediram que enumerasse uma qualidade minha, disse logo que não iria dizer, como tanta vez é dito “É amigo do seu amigo”. Fico sempre com pena de alguém a quem lhe apresentam isso como a sua maior qualidade. Então se é alguém que ocupa um cargo político dele nem tenho muita pena mas tenho pena dos cidadãos que são servidos por ele. Pois se sempre que essa pessoa tiver que tomar uma decisão política der prioridade aos seus amigos, sabendo eu que ninguém tem muitos amigos (os amigos precisam de dedicação e tempo) ora todos nós sabemos que o tempo é sempre pouco para os nossos amigos e como tal ou não temos ou temos poucos e bons. Ninguém tem muitos e bons!!
Compreendo que não é fácil dizer não a um amigo. Alguém a quem devemos tanta dedicação e lealdade. Custa muito assumir que um amigo nos desapontou. Mas o desempenho de cargos políticos exige de nós a coragem de sermos leais e dedicados aos cidadãos que nos elegem.
A um grande líder politico temos que exigir que entregue os cargos às pessoas mais competentes que existam na sociedade e estejam disponíveis, por muito que divirjamos politicamente, ou mesmo noutros pontos de vista. É dessa norma que se fazem os grandes estadistas e por isso foi essa a regra que Obama elegeu na sua administração. Foi por isso que o vimos a chamar republicanos para a sua administração e principalmente a mantê-los nos cargos quando as suas competências se apresentavam como inimputáveis. E foi por isso que deu o 2ª cargo mais importante da administração à sua maior adversária política interna. Isto demonstra uma visão do cargo muito para além de qualquer questão pessoal. Demonstra um espírito de missão para o cargo que facilita o processo de motivar o povo para servir o país mais do que se servir dele. É difícil pedir a um povo que dê o seu melhor, que se empenhe, que se transcenda, quando a nossa melhor qualidade é ser amigo do seu amigo e as nossas decisões mais não são do que servirmo-nos do cargo em vez de servirmos o cargo.
O conceito que é vendido para que um padre tenha que respeitar o celibato é que não pode ter família porque não pode diferenciar a atenção que dedica a cada um dos seus paroquianos. O mesmo conceito (e não estou a falar do celibato) deve ser aplicado a quem se dedica á mais nobre das tarefas que é servir os cidadãos do seu país. Também um político não deve diferenciar a atenção que dedica a cada um dos cidadãos que serve. Por isso ser amigo dos seus amigos se não é qualidade que se apresente num político. É defeito.

Vitor Brás

Sem comentários: