É certo que nós socialistas sofremos uma inesperada e pesada derrota, mas nem tudo está perdido. Há que reflectir nos surpreendentes resultados eleitorais e tirar algumas ilações:
- É fundamental combater a abstenção. LUTAR CONTRA A INDIFERENÇA POLÍTICA.
- O Partido Socialista foi penalizado pelo eleitorado descontente com a política governativa, sobretudo com o aumento brutal do desemprego. MAIS POLÍTICA SOCIAL.
- A líder do PSD, Manuela Ferreira leite sai reforçada destas eleições. IMPEDIR O NOVO FÔLEGO DO PSD.
- A esquerda está visivelmente dividida. É imperativo reconquistar os socialistas desencantados (que provavelmente contribuíram para a afirmação do Bloco de Esquerda como a terceira força política nacional) com a ajuda do camarada Manuel Alegre. MAIS ESQUERDA, MAIS PS.
- A escolha do cabeça de lista do PS não teve a eficácia desejada. APOSTAR NOS MELHORES CANDIDATOS.
- É preciso reflectir no que tem de mudar na governação socialista para reconquistar o eleitorado. ABRAÇAR A MUDANÇA.
- O PS deve apoiar a recandidatura de Durão Barroso à Presidência da Comissão Europeia, tendo em conta os resultados gerais das eleições europeias. EVITAR CONFLITOS DESNECESSÁRIOS.
- O governo pode não alterar, no essencial, o rumo da política socialista de combate à crise internacional mas deve explicar melhor aos portugueses as suas escolhas. MAIS DIÁLOGO.
- O PS tem que se preocupar mais com a mobilização dos seus militantes e simpatizantes. UNIR E MOBILIZAR O PS.
Socialistas, o importante é não desistir. Agir com maior determinação e acreditar que é possível criar uma nova dinâmica de vitória socialista.
8 de Junho de 2009
Mónica Cunha
Militante do PS Oeiras
Sem comentários:
Enviar um comentário